top of page
Buscar
Foto do escritorCarolina Miranda

Skål BH marca presença na inauguração da iluminação de Natal no Circuito Liberdade


Nas escadarias do Palácio da Liberdade, Alexandre Brandão, presidente da Skål BH, com Leônidas Oliveira, Sec. de Estado de Cultura e Turismo

Decoração ampliada também é homenagem à data de aniversário do estado, que completou 303 em 2/12; atrações natalinas estão previstas em todas as regiões


O governador Romeu Zema e o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, lançaram o Natal da Mineiridade 2023, na noite de sábado (02/12). E, também, o novo projeto de iluminação da Praça da Liberdade, patrocinado pela Cemig, parceira pelo segundo ano consecutivo.


O evento também celebrou os 303 anos de Minas Gerais, comemorados em 02/12. Houve apresentação do Coral Educação Adventista, formado por 1.200 alunos de escolas adventistas de BH e região. E o relançamento do livro “Minas Gerais: Três Séculos de História”, no Palácio da Liberdade.


O governador recebeu a nova edição da obra, organizada pelo historiador Fernando Pedro. Reúne textos sobre a arte, o turismo e a história de Minas Gerais. Assinam a obra Cristina Ávila, Leônidas de Oliveira e Maria Angélica Vieira Bonomo, com apresentação é do governador Romeu Zema.


Na sequência, o coral apresentou a Cantata Natalina e fez a contagem regressiva para o acendimento das luzes na Praça da Liberdade. A decoração natalina poderá ser apreciada por moradores e turistas até o dia 6/1/2024.


Apenas na Praça da Liberdade, durante as festividades de fim de ano, serão gerados mais de 300 empregos. Entre dezembro e janeiro, deverá ser registrada, em todo o estado, movimentação de 3,2 milhões de pessoas, o que representa crescimento de mais de 25% em relação ao ano passado. Só na capital, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), o período de Natal será responsável por movimentar cerca de R$ 2,5 bilhões.


O Natal da Mineiridade integra as festividades de 450 municípios, somando 600 atividades culturais e turísticas, fortalecendo Minas Gerais como destino de fim de ano. O governador Romeu Zema, ressaltou a integração entre todas as regiões do estado nas celebrações de fim de ano e as qualidades de Minas como destino turístico.


“São mais de 400 cidades fazendo um Natal iluminado. Nós queremos mostrar, para todo o Brasil, que Minas Gerais tem um Natal diferenciado. Assim como o nosso Carnaval é um dos principais do Brasil, também queremos mostrar que temos um Natal diferente. Quem vier assistir ao nosso Natal verá que temos a melhor cozinha do Brasil, o maior patrimônio histórico e o povo mais acolhedor. Natal é esperança, tem um significado diferente, e temos que resgatar a esperança perdida. Fico satisfeito que, depois de cinco anos do meu governo, o mineiro, hoje, tem mais esperança”, destacou o governador.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, enfatizou que “Minas Gerais está viva, forte, coesa e, nesses 303 anos, firmou-se como a terra da liberdade”.


“Uma noite maravilhosa, comemoramos os 303 anos da nossa Minas Gerais. Minha saudação a todos os mineiros e mineiras do nosso Estado-Nação. Gostaria de ressaltar que esse Natal não é só em Belo Horizonte. Hoje, celebram o Natal da Mineiridade 450 municípios, que estão irmanados com a capital nesta celebração. A nossa mineiridade é um forte atrativo turístico. Em 2023, crescemos 130% acima da média nacional”, acrescentou Oliveira.


Presidente da Cemig, empresa patrocinadora da iluminação da Praça da Liberdade pelo segundo ano consecutivo, Reynaldo Passanezi Filho festejou a inauguração do tradicional espetáculo em um dos principais cartões-postais de Belo Horizonte.

“Poder trazer energia paras as pessoas é trazer luz. E luz é energia para a transformação. Esse é um propósito da Cemig: poder trazer energia para as pessoas se transformarem”.


O Natal da Mineiridade é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) e da Fundação Clóvis Salgado (FCS), com patrocínio da Cemig, apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e parceria com a Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), Associação Mineira de Municípios (AMM) e a Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo. A concepção, produção e coordenação do projeto de iluminação da Praça da Liberdade é assinada pela Casulo Cultura e Full Produções.



Dirceu Aurélio / Imprensa MG

Projeto


O novo projeto de iluminação integra o Natal da Mineiridade 2023 e tem como objetivo celebrar comunhão e vínculos, integrando a capital ao interior, com uma programação diversa. A ação contribui para posicionar Minas Gerais entre os principais destinos turísticos de fim de ano do país, além de gerar emprego e renda, ativando o comércio e estimulando a atividade turística.


Em 2023, a iluminação natalina se estenderá para além da Praça da Liberdade, alcançando o Palácio da Liberdade e as fachadas dos prédios da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG). Nas laterais do Palácio serão exibidos uma árvore de Natal e um painel em tecido retratando a cena do nascimento do menino Jesus em estilo bizantino e em proporção humana.


Outra atração é a feira de cozinha mineira que funcionará, diariamente na Praça José Mendes Júnior, das 18h00 às 23h00.


Criatividade


A decoração da Praça da Liberdade ressalta expressões da criatividade do povo mineiro, a partir de cinco eixos temáticos: Alma, História, Alameda Travessia, Artes e Ciências. Em História, por exemplo, silhuetas dos 12 profetas de Aleijadinho, que compõem o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, serão instaladas nos jardins. Em Alma, os visitantes verão um presépio iluminado com a cena sacra em tamanho natural.


Já na Alameda Travessia, a inventividade mineira, com destaque para o vanguardismo de Santos Dumont, é revisitada com cores e luzes natalinas. Um avião 14 Bis surge pilotado por Papai Noel, que sobrevoa a praça carregando pacotes de presentes.


Há referência aos patrimônios históricos, em especial ao Conjunto Arquitetônico da Pampulha, que completou 80 anos em 2023. E no chafariz da praça, o sequenciamento das luzes nas silhuetas dos pássaros simula o bater das asas como se estivessem em revoada, compondo um cenário vibrante e dinâmico.


O coreto vai abrigar a Casa do Papai Noel, que será representado por um ator entre os dias 2 e 23/12, das 18h30 às 21h30. Um túnel iluminado em neon flex também vai proporcionar uma experiência imersiva na praça.



16 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page